Vale a pena comprar óleo de coco em cápsulas? Sim e não: o seu uso apresenta vantagens e desvantagens em relação ao consumo descapsulado. Confira a seguir quais são elas e se, ou quando, essa apresentação do produto tem lugar na sua vida.
Vantagens das cápsulas de óleo de coco
Uma super vantagem das cápsulas de óleo de coco é que elas são realmente úteis na hora de viajar. Qualquer tipo de óleo em frasco ou pote tem grande chance de acabar vazando, e não é preciso dizer o transtorno que isso pode causar dentro da bagagem. Por mais que você aperte a tampa, sempre existe o risco de vazamento, ou, pior ainda, de o pote acabar se quebrando. Viajar com cápsulas elimina de vez esse problema. Portanto, se você está sempre "com o pé na estrada" (ou no saguão do aeroporto!) mas não quer deixar de usufruir das inúmeras propriedades benéficas do óleo de coco, um pote de cápsulas pode vir a se tornar um ótimo companheiro de viagem. Outra opção é colocar o óleo num saco hermético tipo ziplock, mas isso dá um certo trabalho e se o saco não for de qualidade pode acabar rasgando. |
DOSAGEM GRADUAL E PRECISA
Outra excelente característica das cápsulas de óleo de coco é que elas permitem o consumo fácil de doses menores, que podem ser incrementadas com precisão ao longo do tempo. Isso é particularmente útil para aquelas poucas pessoas que, ao começar a consumir óleo de coco, sentem algum mal-estar gástrico ou diarréia. Esses sintomas podem ocorrer principalmente em quem vinha seguindo alguma dieta com baixo teor de gordura por muito tempo, ou em quem sofre de desequilíbrio intestinal.
|
Pode parecer estranho, mas quando isso ocorre é justamente porque o óleo de coco é altamente anti-microbiano, e a adoção súbita de seu consumo diário ocasiona a morte de agentes patogênicos, que devem então ser eliminados pelo organismo. Como consequência, uma miríade de sintomas de desintoxicação desagradáveis (a diarréia é o mais frequente) podem ocorrer por um curto período de tempo.
Desvantagens das cápsulas de óleo de coco
As cápsulas de óleo de coco podem ser produzidas em vários "tamanhos", sendo 1000 mg (1 grama) o mais comum. Consumir algumas cápsulas diariamente vale a pena se você quer simplesmente adicionar uma gordura saudável à sua dieta, em pequenas quantidades. No entanto, para a perda de peso, utilizar cápsulas de óleo de coco não é a melhor opção.
|
POR QUE?
Porque são necessárias muitas cápsulas para que sejam obtidos resultados realmente efetivos. Nos dois estudos científicos já realizados sobre o assunto[1,2], foi utilizada uma dose total diária de 30 ml (2 colheres de sopa) de óleo de coco, o que corresponderia a um consumo de 28 cápsulas (de 1000 mg) por dia.
Nossa recomendação, em sintonia com a renomada nutricionista e pesquisadora Mary Enig, é ingerir quantidades ainda maiores para a obtenção de resultados otimais: para uma pessoa pesando entre 60 e 80 kg, por exemplo, recomendamos a ingestão de 1,5 (uma e meia) colher de sopa antes de cada refeição, totalizando quatro colheres e meia por dia[3]. Isso equivale a 21 cápsulas antes de cada refeição, e 63 por dia!
DOR NO BOLSO
Quando se fazem as contas, fica claro que o uso de cápsulas de óleo de coco para perda de peso não compensa. Mesmo quem pesa 60 kg ou menos consumiria mais de 40 cápsulas por dia, e não seria realista ficar tomando essa quantidade de comprimidos todo santo dia ao longo das semanas necessárias para a obtenção dos objetivos de emagrecimento.
Sem falar na questão financeira: sairia muito, mas muito mais caro mesmo, considerando que um pote com 60 cápsulas (totalizando 60 g) custa aproximadamente a mesma coisa que um frasco de 200 ml de óleo extravirgem, que contém 184 g do produto (1 ml corresponde a 0,92 g de óleo de coco). Em outras palavras, o óleo em cápsulas normalmente custa pelo menos 3 vezes mais do que o óleo descapsulado.
|
Conclusão
Para a perda de peso, a utilização de óleo de coco em cápsulas não vale a pena: seria necessário um grande número de cápsulas para a obtenção da dose mais efetiva. Para auxílio na manutenção de peso através de leve redução de apetite, entretanto, elas até podem ser utilizadas devido à praticidade, principalmente se você tem um estilo de vida corrido e costuma fazer suas refeições fora de casa.
São duas as situações em que as cápsulas realmente compensam: primeiro, quando se viaja; e segundo, quando se está iniciando no consumo de óleo de coco e se deseja aumentar gradualmente a dosagem exata à medida em que o metabolismo e os mecanismos de desintoxicação do corpo vão se "habituando" a essa maravilhosa substância.
São duas as situações em que as cápsulas realmente compensam: primeiro, quando se viaja; e segundo, quando se está iniciando no consumo de óleo de coco e se deseja aumentar gradualmente a dosagem exata à medida em que o metabolismo e os mecanismos de desintoxicação do corpo vão se "habituando" a essa maravilhosa substância.
Tweetar
REFERÊNCIAS
- Assunção, M. L., Ferreira, H. S., Santos, A. F., Cabral, C. R., Florêncio, T. M. (2009). Effects of Dietary Coconut Oil on the Biochemical and Anthropometric Profiles of Women Presenting Abdominal Obesity. Lipids, 44(7), 593-601.
- Liau, K. M., Lee, Y. Y., Chen, C. K., Rasool, A. H. (2011). An Open-Label Pilot Study to Assess the Efficacy and Safety of Virgin Coconut Oil in Reducing Visceral Adiposity. ISRN Pharmacology, 2011, 1-7.
- Enig, M., Falon, S. (2006). Eat fat, lose fat: the healthy alternative to trans fats. Nova Iorque: Plume.
Comentários