Óleo de coco: como usar?
Confira a seguir como utilizá-lo em cada uma de suas 5 aplicações principais - e não se esqueça de utilizar um frasco que tenha uma abertura ampla: isso vai facilitar bastante a sua vida.
1 - Como usar o óleo de coco na alimentação
O óleo de coco puro (não-refinado) é um substituto natural, saudável e delicioso para todos os produtos à base de óleos, manteigas e margarinas. Uma variedade enorme de receitas pode ser adaptada para incluir o óleo de coco e, como resultado, usufruir de todos os seus benefícios nutricionais.
Ele é um excelente substituto sem lactose para a manteiga: se você não pode ou não quer usar manteiga para espalhar sobre o pão ou fritar um ovo, por exemplo, você pode utilizá-lo em seu lugar. Aliás, o óleo de coco é também uma ótima pedida para a sua pipoca, tanto durante o preparo quanto como cobertura: seu sabor, ao contrário daquele da manteiga, não fica "rançoso" quando derretido.
|
COMO USAR ÓLEO DE COCO NO FORNO
O óleo de coco pode substituir a manteiga em receitas na proporção de um pouco menos de 1:1 (o ideal é usar aproximadamente 20% a menos de óleo de coco) para o preparo dos mais diversos tipos de assados, tanto salgados quanto doces. A consistência final pode ficar um pouco diferente, por isso é importante que você esteja disposto(a) a experimentar e, se necessário, adaptar ligeiramente a receita original.
COMO COZINHAR COM ÓLEO DE COCO
Para refogar ou fritar alimentos (ou para usá-lo no forno em temperaturas muitos altas), o óleo de coco refinado é recomendado, devido ao seu maior ponto de fumaça.
Entretanto, para frituras mais leves, em que o óleo é usado simplesmente para impedir que o alimento grude na superfície de metal, o óleo de coco não-refinado pode ser utilizado tranquilamente. |
TEMPERO PARA PRATOS PRONTOS
Você também pode, simplesmente, usar o óleo de coco sobre carnes e peixes, realçando esses pratos com uma pequena quantidade de óleo extra-virgem após seu preparo. Da mesma forma, saladas e vegetais também podem ser temperados com óleo de coco. Se a temperatura ambiente for tal que o óleo se apresente no estado sólido e você preferir regá-lo como um líquido, basta inserir o frasco em uma bacia com água quente por alguns minutos até que o óleo derreta. Não use o forno de microondas para derreter o óleo do coco solidificado, pois isso altera as suas propriedades químico-nutricionais.
2 - Como usar óleo de coco na pele
O óleo de coco não é somente um método totalmente natural para eliminar muitos dos ingredientes tóxicos que são encontrados nas prateleiras das farmácias, mas é também uma maneira econômica para cuidar do seu corpo.
Econômica porque, em um único produto, estão concentradas propriedades hidratantes, nutritivas, cicatrizantes, bactericidas, antifúngicas e protetivas. |
|
Além disso, por causa de seu baixo peso molecular e da forma com que se liga às proteínas, ele é capaz de penetrar a pele em um nível mais profundo do que os produtos de beleza convencionais.
COMO USAR ÓLEO DE COCO COMO CREME FACIAL E CORPORAL
Ponha um pouco de óleo de coco (sólido ou líquido) na palma da mão; se o óleo estiver no estado sólido, derreta-o esfregando as palmas das mãos uma na outra antes da aplicação:
Aplique o óleo sobre a pele, esfregando-o na área desejada (você também pode utilizar um pedaço de algodão em vez das mãos para a aplicação). Muitas pessoas cometem o erro de usar óleo demais, pois a pele só pode absorver uma certa quantidade por vez (a camada protetora formada pelo óleo de coco absorvido não deixa nenhum outro óleo entrar). Isso significa que se você aplicar muito óleo de coco (ou ficar reaplicando a toda hora) a sua pele pode acabar ficando com um aspecto excessivamente brilhante ou oleoso, para não falar na lambança que isso vai fazer na sua roupa.
Não é necessário reaplicar o óleo de coco tão frequentemente como outros óleos naturais ou produtos de beleza: você só precisa de uma pequena quantidade para criar um escudo protetor sobre a pele, o qual irá durar por um bom tempo.
Não é necessário reaplicar o óleo de coco tão frequentemente como outros óleos naturais ou produtos de beleza: você só precisa de uma pequena quantidade para criar um escudo protetor sobre a pele, o qual irá durar por um bom tempo.
Além da pele, o óleo de coco também pode ser aplicado nos lábios - ele é um excelente bálsamo labial - e nas cutículas para a obtenção de unhas mais brilhantes, fortes e livres de fungos.
COMO REMOVER MAQUIAGEM COM ÓLEO DE COCO
O óleo de coco é excelente para a remoção até mesmo das maquiagens mais pesadas, e ainda deixa a sua pele hidratada e protegida.
Espalhe o óleo no rosto (massageie-o ao redor dos olhos se você os tiver maquiado profundamente), e deixe descansar por alguns segundos, até que tudo se dissolva:
Em seguida, use um lenço ou disco de algodão para remover o óleo - e a maquiagem junto com ele:
Enxague o rosto, e bye-bye maquiagem:
Se permanecer algum resíduo de óleo, apenas massegeie-o sobre a pele para usufruir de seus benefícios.
3 - Como tomar óleo de coco para emagrecer
O melhor momento para tomar o seu óleo de coco extra-virgem é entre 20 e 15 minutos antes de refeições, o que irá reduzir significativamente o apetite e ajudar você a se sentir saciado(a) com porções menores.
Use as seguintes diretrizes para determinar a quantidade de óleo de coco a ser consumida antes de cada refeição, em função do seu peso[1]:
|
Se a temperatura ambiente estiver abaixo de 25°C, você pode liquefazê-lo antes do consumo imergindo o frasco em uma bacia com água quente e aguardando alguns minutos. Outra técnica, um pouco mais rápida, consiste em misturar de 1 a 2 colheres de sopa de óleo (em função do seu peso) em uma caneca e adicionar água quente; mexa para derreter e beba normalmente. Ou você pode simplesmente comer o óleo de coco ou deixá-lo liquefazer-se na boca por alguns segundos antes de engolir.
4 - Como aplicar óleo de coco nos cabelos
O óleo de coco é um dos poucos que são capazes de penetrar profundamente no cabelo. Ele é especial porque suas moléculas têm a combinação certa de tamanho e forma (são pequenas e com uma estrutura linear que as permitem penetrar nos fios) e a estrutura química apropriada (o ácido láurico tem uma afinidade por proteínas como as do cabelo). Enquanto a maioria dos óleos condicionadores (como aqueles a base de silicone e óleo mineral) apenas se "assentam" em cima dos cabelos, o óleo de coco age por dentro dos fios, possibilitando a obtenção de resultados realmente impressionantes.
COMO USAR ÓLEO DE COCO PARA CONDICIONAMENTO SIMPLES
Para cabelo curto, comece com apenas meia colher de chá (se o óleo estiver no estado sólido, derreta-o nas palmas das mãos antes da aplicação). Para um cabelo mais longo, mais grosso, você pode precisar de até meia colher de sopa. Espalhe por todo o cabelo, prestando especial atenção às pontas e ao eixo dos fios (use com moderação em cabelo mais fino, pois o óleo pode "pesar" no fio se aplicado em quantidade excessiva). Penteie normalmente.
CONDICIONAMENTO INTENSIVO PARA RESTAURAÇÃO CAPILAR
Após a lavagem com um xampu suave e neutro, aplique 1 colher de chá (para cabelo curto), 2 colheres de chá (para cabelos na altura dos ombros) ou 1 colher de sopa (para o cabelo longo).
Aplique no eixo do cabelo e nas pontas, e em seguida massageie bem o couro cabeludo.
Cubra com uma touca de banho e deixe agindo por pelo menos 1 a 2 horas, ou durante a noite. Lave com xampu suave e penteie normalmente.
Aplique no eixo do cabelo e nas pontas, e em seguida massageie bem o couro cabeludo.
Cubra com uma touca de banho e deixe agindo por pelo menos 1 a 2 horas, ou durante a noite. Lave com xampu suave e penteie normalmente.
5 - Como usar óleo de coco para a higiene pessoal
Além de seu aroma refrescante, as propriedades fungicidas e bactericidas do óleo de coco fazem com que ele seja uma excelente opção natural para vários usos relativos à higiene e aos cuidados pessoais.
COMO USAR ÓLEO DE COCO COMO COLUTÓRIO BUCAL
O uso do óleo de coco como colutório e anti-séptico bucal pode parecer inusitado, mas é muito difundido em países como a Índia.
Usado primariamente na medicina ayurvédica, o bochecho com óleo de coco é um fantástico procedimento de desintoxicação oral que vem sendo utilizado há muito tempo na cultura indiana, sendo extremamente efetivo no combate à placa bacteriana. |
O procedimento é muito simples: coloque 1 colher de sopa de óleo na boca, bocheche por vários minutos (o ideal é pelo menos 10 minutos para uma ação completa), cuspa o óleo (que estará repleto de bactérias) na pia e enxague normalmente com água.
COMO SE DEPILAR OU BARBEAR COM ÓLEO DE COCO
Os cremes de barbear e de depilação convencionais são um cocktail de produtos químicos desnecessários e em alguns casos nocivos à saúde da pele. O óleo de coco não é apenas um substituto para esse produtos - ele é muito melhor, pois hidrata e condiciona a pele ao mesmo tempo em que propiciona um corte suave.
Usar o óleo de coco para esse fim é muito fácil, basta utilizar as técnicas normais de corte/depilação: fazê-lo preferencialmente após o banho ou ducha (a água quente abre os poros), usar uma lâmina afiada e enxaguá-la entre cada passada.
Usar o óleo de coco para esse fim é muito fácil, basta utilizar as técnicas normais de corte/depilação: fazê-lo preferencialmente após o banho ou ducha (a água quente abre os poros), usar uma lâmina afiada e enxaguá-la entre cada passada.
COMPOSIÇÃO COM OUTROS INGREDIENTES
O óleo de coco pode ser usado juntamente com o bicarbonato de sódio para a fabricação caseira de desodorantes e cremes dentais (para o uso como desodorante, é necessário misturar o bicarbonato de sódio com algum coagulante como o amido de milho para a obtenção da consistência desejada).
Além disso, ele também pode ser combinado a uma série de ingredientes como sabonetes glicerinados, óleos essenciais, bases para xampu e essências naturais para a obtenção de um produto enriquecido não somente por suas propriedades benéficas, mas também pela criatividade de alguém especialmente único(a): você. |
Tweetar
REFERÊNCIAS
- Enig, M., Falon, S. (2006). Eat fat, lose fat: the healthy alternative to trans fats. Nova Iorque: Plume.
COMENTÁRIOS
Comentários
Comentários